sábado, 16 de abril de 2011

Tutorial

Esse é um projeto de colcha com download grátis na internet. Aqui vai uma foto e uma breve explicação de como eu "desvendei os mistérios" desse quadrado!


  1. Una duas faixas de cores contrastantes, depois corte quadrados do mesmo tamanho da largura obtida depois de unir as faixas. No meu caso foram duas faixas de 5 cm, e como a minha máquina costura com margem de 0,75 cm eu obtive uma faixa de 8,5 cm de largura, dessa forma, cortei quadrados de 8,5 cm.
  2. Sobreponha dois quadrados, frente com frente, tomando o cuidado de desencontrar as estampas, porém mantendo as faixas na horizontal.
  3. Faça um risco na diagonal e use esse risco como guia para marcar onde fica o pé da máquina. Faça uma costura de cada lado desta guia.
  4. Corte no risco separando o quadrado em dois triangulos, que quando forem abertos mostraram um desenho com as estampas desencontradas.
  5. Una quatro destes quadrados e você terá um desenho igual a da última imagem.

Agora o pulo do gato:
  • Para formar o quadrado final é necessário ter quatro conjuntos dos quadrados sobrepostos, como o descrito no item 2, lembrando que todos tem de estar iguais, isto é, a estampa que estiver desencontrada encima tem que ser a mesma nos quatro quadrados;
  • O corte na diagonal tem de ser feito em dois dos quadrados de cima para baixo e nos outros dois quadrados de baixo para cima, isso é essencial, pois de outra forma não é possivel formar o desenho corretamente;
  •  Depois de aberto os oito triangulos obtidos no corte diagonal dos quarto quadrados é só monta o quadrado na sua forma final. Não é possivel montar apenas um quadrado, eles sempre são montados em par, pois de outra forma não se obtem o desenho final.
Parece complicado, mas é só atenção mesmo, pois as formas são simples, é a montagem que dá um efeito todo especial. A colcha do projeto unia com faixa lisa os quadrados, até formar o tamanho desejado. No caso da minha cama são necessários 96 quadrados unidos por faixas de 5 cm. Como a minha idéia é fazer estampas variadas, vou fazendo com calma, coforme apareçam retalhos interessantes e quando alcaçar a quantidade necessária eu monto a colcha.

Um comentário: